segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Animal lover

Tenho tentado explicar pras pessoas "de fora" da causa o que faço como voluntária, e a cada tentativa tenho ouriçado a curiosidade alheia. Ganho olhares compassivos - "coitada, a velha louca dos gatos" - ou raivosos - "sua elitista alienada, num país com tanta pobreza como o Brasil e você salvando bicho". Então, custou mas chegou: o blog que eu tanto queria escrever sobre minhas aventuras e desventuras neste planeta não só dos macacos, observando esse bicho estranho que somos nós, o Bicho-homem, enquanto trabalho resgatando animais vítimas de maus tratos e abandono.

O que me motiva a realizar este trabalho voluntário não é apenas o animal em si, mas uma reflexão ampliada sobre que cultura e que humanidade estão por trás de um animal que tenha sofrido violência. O que se pode dizer de uma pessoa que intencionalmente ateia fogo a um animal, amputa-lhe membros, obriga-o a ter ninhadas após ninhadas em fábricas de filhotes, abandona-o quando se muda de casa sem prover um novo tutor? Se, afinal, tratamos de maneira desumana a outros de nossa espécie, muitas das vezes nossos próprios filhos, pais, familiares, que dizer dos animais?

Resgatando animais, espero poder conseguir resgatar nossa humanidade.

Nenhum comentário: