terça-feira, 13 de setembro de 2011

Há gatos e gatos

-- Juliana, vem cá pra você ver a foto do meu gatinho!
Lá vou eu atender ao pedido que parecia tão inocente. Uma dessas fotos photoshópicas de um filhote branquinho, bem aveludado, em meio a um jardim.
-- Não é lindo meu gatinho?
-- Sim, que gracinha. É seu mesmo? Uai, nunca soube que você tinha animais, nunca me contou... ele é filhote, onde você o pegou? Ou você o comprou?
-- Eu o tenho há mais de dez anos...
E então interrompeu um riso engasgado e maléfico. Minha nuca se arrepia. Oh-oh, lá vem uma armadilha para a velha louca dos gatos.
-- ... ahn... mas nessa foto ele tá filhote, é antiga essa foto?
Claro que não, tolinha, para de querer ser simpática e sai correndo daí que a patrulha casamenteira está fechando o cerco!
-- Hahahaha Juliana, Juliana...
Eu sabia...
-- ... larga de ser boba, menina! Eu não tenho bicho nenhum lá em casa - não maltrato, mas não gosto de bicho em casa. Você tem é que parar de cuidar desses bichos e levar um gato de verdade pra sua casa...
Como se fossem alternativas mutuamente excludentes!
-- ...olha os olhos desse gato aqui, que lindos! É um gato desse que você tem que levar pra sua casa!
Rá rá rá. Nossa, que engraçado.O rapaz dos olhos verdes.
-- Olha... esse gato aí tem lindos olhos, mas é cheio de gatas pelas esquinas, tô fora!
E fui embora humilde, pensando, meu deus, agora além de velha louca dos gatos que distrai sua solidão cuidando de animais abandonados eu sou a solteirona amargurada que tenta suprir suas frustrações criando gatos em casa.

É só uma pequena noção do tanto de trabalho de conscientização sobre a importância da causa animal que eu preciso fazer diariamente...

6 comentários:

barnabé gomes de oliveira disse...

que pessoa idiota essa.

Anônimo disse...

Sabe o quê é angraçado? As pessoas que brincam com isso tendem a pensar que é engraçado, ou que estão ajudando... te dando um toque.
Mas chega a ser engraçado quão sem noção elas são e como elas não percebem isto. Além de não perceber que são interesses não excludentes, elas não percebem que brincadeiras do gênero são sexistas e limitantes. Haja paciência. E compaixão.

Anônimo disse...

Deve ser porque ela percebeu que essa atitude moralista desenfreada, essa tentativa de mudar as pessoas, não passa de um desespero em se mudar a si mesmo. Tornar-se importante, de qualquer forma, mesmo que seja para alguns simples animais. Infelizmente é nítido que seja efeito de uma grande sensação de frustração.
Talvez um pouco mais de ponderação e respeito pela atitude do próximo, mesmo que seja contra seus ideiais demonstre um pouco mais de equilíbrio. #ficaadica

Juliana Silveira disse...

Oi Barnabé Gomes de Oliveira,

Como disse o Primeiro Anônimo aí embaixo do seu comentário, haja paciência e compaixão...

Juliana

Juliana Silveira disse...

Oi Primeiro Anônimo,

O machismo e o sexismo estão tão entranhados na sociedade que elas nem percebem que reproduzem um discurso de dominação de gênero. E, como você bem notou, acham de verdade que estão me fazendo um favor, ao tentar me dar uma ocupação mais digna ao meu gênero, ou seja, dizendo que mulher só é mulher se em função de um homem e de serviços domésticos e funções maternais.

Agora, críticas bem elaboradas à parte: esse pessoal podia ter um mínimo de compostura social, não é? Onde já se viu, como é feio ficar supondo as intimidades alheias!!!

Haja mesmo paciência e compaixão... a causa tem me dado muito material pra tentar desenvolvê-las...

Juliana

Juliana Silveira disse...

Oi Segundo Anônimo,

Muito obrigada, mesmo, por seu comentário. É um dos melhores exemplos do que eu venho tentado falar aqui no blog sobre o Bicho Homem que vejo solto por aí no Mundinho e certamente se transformará em base para um novo post.

Sugiro que leia o comentário do Primeiro Anônimo, logo acima do seu.

Juliana